APROLEITE NOTÍCIAS

Detalhes

                                                             Resultado de imagem para notícias

21/08/18 - O PRODUTOR DE LEITE PRECISA ENTENDER DE MERCADO

     A tarefa de produzir leite é uma das mais complexas porque depende de vários fatores. O produtor mais consciente sabe que deve cuidar da atividade dentro e fora da porteira. O conhecimento de mercado de leite e insumo também é importante.

     É comum ver produtores só reclamando dos rumos de mercado, desenhando possíveis monopólios cruéis. Criam conjunturas de mercado improváveis, como a entrada de leite estrangeiro como se esse leite também não custasse para ser produzido. A maioria do que se diz costumeiramente não retrata o que de fato ocorre. Precisamos amadurecer na atividade, onde existe concorrência.    

     É mais cômodo reclamar do que aprofundar, entender e participar, e melhora a reflexão também do que acontece “da porteira para dentro”, para que o seu produto tenha competividade. Qualquer atividade está sujeito ao mercado, soja, milho e fertilizantes. As próprias indústrias lácteas renovam anualmente seus orçamentos.

     Estratégias por meio de um planejamento e pelo acompanhamento de resultados permitem ações para superar aos efeitos externos. Por exemplo, um produtor terá um faturamento melhor com a venda de animais que planejou descartar. E saber o que fará com o recurso arrecadado, compra de novilha, adubar o pasto,... Se optar pela adubação, é preciso ter um plano bem desenhado com previsão do preço dos adubos. O produtor que se habitua a analisar tendências deixa de ter um comportamento imediatista e desastrosas. Se você é um produtor que ainda não acompanha e analisa mercado, certamente por muitas vezes fechou negócios em curto espaço de tempo e teve a sensação: “fui enganado” ou “não devia ter me precipitado”.

     Conhecer o mercado de leite evita erros em momentos especulativos. Por muitas vezes estamos bem em uma parceria com uma indústria onde tudo funciona bem. De repente uma variável de oferta provoca um temporário desabastecimento no mercado, uma outra indústria desesperada por volume de leite lhe procura e oferece mundos e fundos. Esta situação pode ser temporária e logo aparecem os desacordos de uma negociação especulativa e você fica de novo com a sensação “fui enganado” “não devia ter me precipitado”.

     O produtor precisa enxerga o cenário, procura orçar o preço que deve receber pelo leite, sabe se está sendo valorizado e só toma a decisão mais extrema de trocar o parceiro se estiver certo de que os preços do concorrente estão constantemente mais satisfatórios. Como ele administra média de um período (geralmente ano), perceberá que a situação é momentânea.

     Um outro exemplo, uma intempérie reduziu fortemente a oferta de leite, as indústrias saíram à procura de matéria-prima desesperadamente e o produtor começa a receber boas ofertas comparado ao que está recebendo, pensando as tendências serão firmes e duradouras. Ele sai e vai ao leilão e escuta o leiloeiro, “leite vai a 2 reais”, “mercado está em alta”. Precipitamente, o investimento é feito nesse ambiente e paga R$ 10.000 em um animal e atrativas 12 parcelas. De repente, na 3° parcela, o mercado recua fortemente. Vamos pensar agora nos impactos de decisões erradas da porteira para fora: estes são ainda mais danosos, porque mostram que a desinformação de mercado é coletiva e acomete a grande maioria dos nossos produtores.

     É comum em momentos de picos de preço do leite, principalmente os atípicos como em junho de 2016 e junho de 2018 (após a greve dos caminhoneiros) a produção de leite nos meses seguintes subir fortemente de forma atípica. E a desinformação de tendências, a maioria dos produtores procura aumentar produção em momento de maior rentabilidade. Só que o mercado de leite é muito impactado pela oferta. A maioria age no sentido de aumentar rapidamente produção, a disponibilidade total de leite cresce e os preços despencam.

     Cuidado com as notícias de televisão e das revistas rurais: produtor recebeu 1,90, mercado está em alta e blá blá blá. Porém, quase a totalidade dos produtores que estão assistindo nunca viram esses preços de perto. E não desconfiaram que alguma ação especulativa de vida curta provocou esse comportanto. Nesses momentos vemos fazendas alterando dieta com intensidade provocando muitas vezes danos a reprodução. Algumas comprando vacas, muitas vezes sem ter alimentação disponível para esse incremento repentino de rebanho, dentre outras iniciativas  equivocadas.

     Assim acontece com insumos: substituo soja por outra fonte proteica, o rebanho demora dois meses para se adaptar e ao final dos dois meses a outra fonte não tem preço viável. Aí surgem as perguntas naturais: Como entender de mercado do dia para a noite? É difícil? Quem pode me ajudar? Daí a importância de participar de associações e instituições que apóiam os produtores de leite. O associativismo é um bom caminho, pois em fazendas maiores, há uma assessoria econômica.

     O produtores de leite precisam entender de mercado, se preparar melhor, reduzir seus erros e se estabelecer de forma profissional na atividade. Os produtores devem ser protagonistas da cadeia láctea, mas jamais serão sem conhecimento e ações positivas.

Yassuo Curiaki
APROLEITE

 

 

28/06/18 - GRUPO DE PRODUTORES DE LEITE DA APROLEITE VISITOU PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO DE RIBEIRÃO CLARO, ATENDIDAS PELO LATICÍNIO CAROLINA.

O leite é considerado commodities e a categoria vem sofrendo com os preços praticados para com os nossos produtores. Isso vem preocupando a Diretoria da Entidade e está buscando alternativas para melhoria das condições econômicas, pensando na sobrevivência da atividade.

      

 

 

 

 

 

 

 

Mantendo uma permanente de negociação com as indústrias de leite da região e, no último dia 26/06/18, um grupo de produtores visitou propriedades rurais na região de Jacarezinho e Ribeirão Claro, e conheceram iniciativas que vêm dando bons resultados através da parceria com o Laticínio Carolina.

Com estruturas simples, é inevitável que o produtor da APROLEITE investa em melhorias estruturais e no processo de produção, não sendo necessário sofisticar, mas adotar as práticas que otimizam a produtividade como a alimentação dos animais, a genética, práticas de manejo e higiene na ordenha e no armazenamento do leite. Faz-se necessária a implantação de um sistema de gestão da propriedade. Esta visita proporcionou uma nova visão e motivação para a implantação de um programa, especialmente a parceria com as Indústrias.

A produção de leite é uma atividade econômica que tem objetivos sociais, capaz de proporcionar renda para pequenas propriedades rurais, mantendo o produtor no campo e evitando a migração de população para as cidades. É neste contexto social, a APROLEITE necessita do apoio das Prefeituras Municipais, nas mais diversas formas, para oferecer condições de produção, escoamento da produção e qualidade de vida dos produtores de leite.

 

 

10/02/18 - DIRETORIA ABRE DIÁLOGO COM AS INDÚSTRIAS PARA A MELHORIA DO PREÇO DE LEITE AOS ASSOCIADOS

Conforme anunciado na última Assembleia, a Diretoria através do Tesoureiro Yassuo Curiaki, bem abrindo diálogo com as indústrias que captam leite dos associados da Aproleite. Embora o leite seja uma commodities, ou seja, não são os produtores que determinam o preço do litro, mas algumas estratégias de negociação e a qualidade do produto podem melhorar o preço pago ao produtor. Segundo Yassuo, é preciso buscar alternativas conjuntas para que o produtor associado seja o maior beneficiado. 

29/09/17 - CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

A Diretoria, conforme prevê o Estatuto, convoca aos associados para Assembléia para a ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA (01/11/2017 a 31/1019) para o dia 29/09/17, às 19 horas (Primeira Chamada), no CRAS - Centro de Referência de Assist. Social - R. Renato Ticoulart, 704, Leópolis/PR.

Além da Assembleia de Eleição, a Diretoria atual, a Diretoria eleita e os produtores de leite associados à APROLEITE iniciarão o planejamento das ações para o biênio.

 

 

14/07/17 - CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DA APROLEITE

A Diretoria, conforme prevê o Estatuto, convoca aos associados para Assembléia Geral Extraordinária para o dia 20/07/17, quinta-feira, às 19 horas, no Clube Municipal, R. Pedro D. Souza, s/nº, Leópolis/PR.

Pauta: Prestação de contas 2016, Prorrogação da atual Diretoria até 31/10/17, e Eleições de Nova Diretoria.