Norte Pioneiro do Paraná




Cornélio Procópio realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Conferência propõe diretrizes e ações para a política pública no Município

A Segurança Alimentar e Nutricional é uma política pública prevista na Lei Federal nº 11.346 de 15 de setembro de 2006, que estabelece as diretrizes ao poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formular e implementar programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada, conforme prevê a Constituição Federal.

A participação da sociedade se faz com a Conferência Municipal e o COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Na Conferência ocorrida em 07 de julho de 2023 em Cornélio Procópio, as propostas serão encaminhadas para que a política pública aconteça no Município, como incentivar a produção de alimentos da Agricultura Familiar, criar um sistema de controle de qualidade dos alimentos, buscar parcerias institucionais com ONGs, universidades e outras instituições, integrar as políticas de educação, saúde, agricultura, meio ambiente e promoção social, realizar campanhas de combate ao desperdícios de alimentos e divulgar a situação da fome e insegurança alimentar.

Após esta etapa municipal, representantes eleitos (foto) participarão da Conferência Regional, e na sequência, acontecerão as Conferências Estadual e Nacional, para que as políticas públicas seja integradas nos níveis nacional, estadual e municipal.

O novo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Cornélio Procópio, eleito nesta Conferência, será composto por 12 membros de instituições, sendo 8 da sociedade civil e 4 do governo municipal. A primeira reunião está agendada para o dia 28/08/23.


Envie seu(s) comentário(s)