Norte Pioneiro do Paraná




SEBRAE e IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural promovem seminário para agroindústrias, com enfoque à inspeção de produtos de origem animal

Em Cornélio Procópio, aconteceu hoje (10), o Seminário Regional da Agroindústria promovido pelo SEBRAE, através do Programa ALI - Agentes Locais de Inovação, e IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural, com o apoio da SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e do Comitê Territorial Conecta Valley.

O Engenheiro de Alimentos do IDR, José Humberto Soares, orientou a regularização da agroindústria de alimentos da micro, pequena empresa e da agricultura familiar. A atual legislação permite que os pequenos empreendimentos de alimentos possam se desenvolver e alcançar o mercado, oferecendo qualidade desejada pelo consumidor. Em se tratando de produtos de origem animal, como carnes, leite, mel e derivados, é exigida a inspeção sanitária oficial e pode ser viabilizada através do Consórcio Intermunicipal de SIM/POA - Serviço de Inspeção Municipal.

Em produtos de origem animal, o o Serviço de Inspeção está sendo organizado pelo CODENOP - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território Nordeste do Paraná, através da equipe técnica de médicas veterinárias, Dra. Cinara Benetti e Dra. Letícia Navarro Akiyoshi. São 17 Municípios da região que assinaram a adesão ao SICODENOP e já contribuem com o Serviço de Inspeção na estruturação e funcionamento, anseio dos vários empreendimentos como laticínios, casas de mel, abatedouros e outros empreendimentos que buscam o desenvolvimento das suas atividades, gerando renda, empregos e colaborando com o desenvolvimento regional.

Camila Sotero do SICREDI, apresentou o tema Marketing de Vendas com enfoque às redes sociais, orientando aos empreendedores a necessidade de valorizar a marca, promover a identidade dos produtos e fidelizá-los no mercado.

Neste contexto, o serviço de inspeção de produtos de origem animal vem sendo incentivado pelo Comitê Territorial Conecta Valley, através do Eixo Associativismo e sob a coordenação do Méd. Veterinário Yassuo Curiaki, prontificando-se a ampliar as ações como a formação, assessoria e consultoria em boas práticas de fabricação, gestão, organização de associações e cooperativas, acesso ao crédito, entre outras. 

 

 


Envie seu(s) comentário(s)