Norte Pioneiro do Paraná




Conservação de solos e das estradas rurais é discussão no Fórum Permanente

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Solo - Dia 5 de dezembro, em Cornélio Procópio aconteceu a reunião Conservação de Solos e Estradas Rurais promovida pelo Fórum Permanente de Associativismo da Agropecuária e Agroindústria, do Comitê Territorial Conecta Valley.

O convite foi estendido aos órgãos públicos, entidades de classe, cooperativas, associações de produtores rurais e à sociedade, para o entendimento das práticas conservacionistas do solo e a aplicabilidade da Lei Estadual nº 8.014/84 e Decreto n.º 6.120/85, legislação bem aplicada no Paraná.

Foi instalada a Comissão de Conservação de Solos para sensibilizar ao cumprimento da legislação, com o apoio dos CSAs - Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária e dos CDRs - Conselhos de Desenvolvimento Rural nos 15 Municípios do Território.

 

                   

 

O Território tem as melhores terras do mundo, um patrimônio natural que precisa ser preservado e está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico e social da região. Alguns Municípios têm um bom programa de conservação de solos e estradas, enquanto outros, o assunto precisa ser amplamente discutido.

Em algumas situações, as estradas rurais inadequadas têm sido problema grave e recorrente nos Municípios, dificultando o escoamento da produção e a qualidade de vida social dos produtores rurais. E estradas rurais inadequadas tem relação direta com a conservação de solos, segundo a legislação.

Nesta reunião, o Fórum aprovou os seguintes encaminhamentos:

1) Criação da Comissão de Conservação de Solos no Fórum Permanente para incentivar projetos, com o apoio dos órgãos governamentais estaduais.

2) Ampliação da discussão nos CSAs - Conselhos de Sanidade Agropecuária ou Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, da legislação e penalidades.


Envie seu(s) comentário(s)