Nacional




Dia 7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Em todo o mundo, o direito à saúde das pessoas está cada vez mais ameaçado. Como consequência, as doenças, os desastres e os conflitos são as principais causas de morte, invalidez, dor, fome e sofrimento.

Os problemas climáticos persistem, as altas temperaturas comprometem a produção de alimentos, a queima de combustíveis fósseis impulsionam a crise climática e tira o nosso direito de respirar o ar e a água pura.

Segundo a OMS Organização Mundial de Saúde, pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano de sobrevivência em suas constituições. Mas, os países não estão conseguindo aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham o direito de saúde. E isso corrobora o fato de que pelo menos 4,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) não estão cobertas por serviços essenciais de saúde.

A "Integralidade da Saúde" é um estudo que precisa ser amplamente abordado como sinônimo de vida. O direito à alimentação de qualidade nutricional e sanitária, ao trabalho, à moradia, à água e ao saneamento, ao lazer, às atividades físicas, ao equilíbrio mental, às relações humanas, à espiritualidade, enfim, a tudo que incide diretamente na qualidade de vida.

Para enfrentar esses desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é "Minha saúde, meu direito", que precisam ser amplamente discutidos nas escolas, nas igrejas, na comunicação social, nos governos e na sociedade. Portanto, a saúde no seu sentido mais amplo, é uma atribuição do governo e da sociedade.

 

Yassuo Curiaki - Instituto Prevenir 

Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/linda-cidade_1243180.htm#query=cidade%20natureza&position=1&from_view=keyword&track=ais&uuid=05cb6c4b-e2a5-4ddb-917f-4a4df285fcb6">Imagem de evening_tao</a> no Freepik

 


Envie seu(s) comentário(s)